28 de fev. de 2013

Radicalismo suave

É que eu não quero descambar pro radicalismo, mas tô me achando meio radical sim. Mas uma radical suave. Hoje durante a arrumação da bancada da cozinha fiquei me achando uma patricinha falando de veganismo e ao mesmo tempo fazendo uma obra gigante. OK, eu resolvi me tornar vegana 1 mês depois da minha obra começar. Antes disso era heavy-metal, pedi até um forno de 90cm, daqueles que "cabem um peixe inteiro".

Aí fui abarrotada, do jeitinho que eu adoro, pela visão vegana, que fez meu olhar ampliar assustadoramente. Quando dei por mim, já tinha cortado, além dos ítens clássicos da alimentação, vários outros que sempre fizeram parte da minha despensa.

Hoje fiquei raciocinando...OK, quando eu decidi pelo veganismo minha casa já estava quebrada, no osso. Não dava pra voltar atrás. Aí saí cortando um monte de coisas no projeto, tipo quantidade de pontos de luz, revestimentos, etc. Beleza que iluminação é a nona maravilha do mundo (a oitava é o veganismo), mas peraí, é a minha casa, não é a cerimônia do Oscar, e não quero casa com cara de hotel.

Depois na hora de botar o piso, radicalizei: altos pisos maravilhosos no mercado...tudo caro demais pra minha cabeça de hoje. Comprei duas latas de tinta para piso Novacor, sem produto de origem animal segundo o fabricante, e ela foi aplicada no piso anterior. Que achado! A textura não é das mais agradáveis, achei meio áspero, mas e daí? Gastei R$120,00 pra pintar o chão da sala e quando penso nisso a aspereza do chão fica até suave...

Entrar de sapato em casa eu já não entro faz tempo, então meu chão fica sujo só da poeira que entra pelo vento. Depois de veganizar, cortei absolutamente todos os produtos de limpeza. Unilever e Cia se dependerem de mim vão precisar mudar o rumo da prosa.

E limpar a casa com água, limão e vinagre.....gente....vai por mim! Fica com cheiro de fazenda!
O vinagre evapora e fica só o cheiro do limão. Vinagre agora fica do lado do detergente Bio Wash...já mergulhou aquelas pratas escurecidas pelo tempo em água e duas colheres de vinagre? É passar a esponja e falar: OOOOOH! Veja Multiuso, Pinho isso, Pinho aquilo, Vanish, OMO, Limpa Vidro, Cif, Sapólio e todos os que testam ou usam componentes animais em sua formulação...nada disso mais faz parte da minha vida.

E ainda sobra um troco maneiro, porque produto de limpeza convencional é caro à beça.

É a tal coisa...radicalizar suavemente....olha que radicalismo fofo: limãozinho, vinagre e água!



Nenhum comentário:

Postar um comentário