11 de out. de 2012

Mas que diabo eu tô fazendo...

...escrevendo um blog que ninguém lê?


Um registro, que seja, das coisas importantes que venho aprendendo, umas receitinhas fáceis, uns produtos bons (thanks, Cabrita!) vindos de Londres que ganhei de presente, outros que descobri aqui, muitos fatos chocantes. Já é coisa à beça, então, hoje vou reproduzir uma parte de um texto da Veddas, ONG do nutricionista, George Guimarães.


  • 18% da maior floresta tropical úmida do mundo já foi destruído
  • 80% do desmatamento da Amazônia é causado para a abertura de novos pastos
  • Segundo a ONU, a pecuária é a principal emissora de gases do efeito estufa e a principal responsável pela emissão de gases nocivos à atmosfera. Em segundo lugar, o setor de transportes.
  • São necessários cerca de 9mil litros de água para se produzir 1kg de carne. Se considerarmos todo o processo até o bife chegar no seu prato, gastam-se 20mil litros.
  • 200 toneladas de excrementos por segundos são produzidos, somente no Brasil. Escoam nos frigoríficos cerca de 4.000.000.000 (isso mesmo, quatro bilhões) de litros de sangue por ano. A amônia produzida na criacão de animais é a maior fonte de deposição ácida no solo
  • 200km quadrados de florestas tropicais são derrubados todos os anos afim de abrirem pastagens para os animais de corte
Agora, a informação que me deixou sem dormir:
  • Todo ano, 465 milhões de toneladas (peraí, não lê esse número automaticamente não! pára e pensa: 465 m-i-l-h-õ-e-s de t-o-n-e-l-a-d-a-s. pensou? pensa em 1kg de feijão que você compra no mercado. agora pensa em 465 milhões de toneladas). Assim que eu fiquei quando li esta informação.
  •  Recomeçando: todo ano, 465 milhões de toneladas (!) de grãos são destinados à alimentação de bovinos. Agora mais bolação: com 2,5% desse volume, poderíamos resolver o problema da fome no Brasil, que afeta cerca de 45 milhões de pessoas. Com a metade da ração destinada ao gado, resolveríamos o problema da fome no mundo.

A previsão é de que a produção global de carne dobrará até 2050, passando dos 229 milhões de toneladas para 465 milhões de toneladas.

Faça as contas e veja como estará o mundo em 2050. Vc tem filhos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário