Eu não acho que vegetarianos e onívoros sejam inimigos.
Acho um porre os argumentos dos dois grupos quando o discurso descamba pra uma hipotética superioridade existencial pelo fato de consumir ou não produtos de origem animal. Outro dia li o artigo de um onívoro que criticava a arrogância vegetariana porque "eles se colocam no direito de determinar que a natureza está errada".
Ué, tanto o que fala que a natureza está errada, quanto o que fala que a natureza está certa, sofrem do mesmo mal. Acham que detêm o saber da natureza e, pior, acham que podem falar em nome dela, como um porta-voz oficial.
Eu acho que podemos falar por nós, pelas nossas escolhas pessoais ou de um grupo. Jamais posso falar em nome da natureza, ou de Deus (hein?).
Inclusive eu acho que os únicos que podem diminuir o sofrimento dos animais na indústria são......os onívoros!
Explico: os veganos e vegetarianos são minoria. A indústria de produtos de origem animal é gigantesca, rica e poderosa. Os onívoros são maioria absoluta. São eles que consomem os produtos, eles são os donos da grana.
A gente sabe que a indústria só muda quando o lucro é afetado.
Agora imagina se, de repente, os onívoros passassem a exigir, por exemplo, que as galinhas fossem criadas soltas, sem aquelas gaiolas minúsculas. Imagine se esta exigência não fosse um delírio da minha cabeça, mas se ela acontecesse na prática. Ou que a debicagem fosse proibida.
Imaginar isso é possível. O que, infelizmente, acho impossível é imaginar que todas as pessoas do universo vão parar de comer frango e ovo e a indústria granjeira vai acabar.
Por isso eu, iniciante na minha formação vegana, quero desde o início não debandar pro radicalismo. Vai que eu consigo?
No dia dos pais, minha família inteira se reuniu pra almoçar. Caipirinhas pra lá, cervejinhas pra cá...me ofereci pra fazer o almoço. Todos comeram uma refeição 100% vegana sem eu tocar no assunto, e adoraram.
A melhor estratégia, pra mim, é convidar vários amigos para um almoço ou jantar delicioso, feito por mim, vê-los lamber os beiços, repetir, pedir receita e, depois que está todo mundo feliz e satisfeito, eu comunico rapidamente: "só pra vocês saberem, a comida é 100% de origem vegetal".
Aí é maravilhoso ver a reação! Eu queria criar fissura de comiga vegana nas pessoas. Acho que é a única saída pra diminuir o consumo animal. Porque a comida vegana segue a regra de qualquer outra comida: se o
ingrediente for de qualidade e for bem preparada, é maravilhosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário